O Parque é considerado o símbolo da recuperação dos espaços públicos de Lima e um ícone da modernidade, impulsionando a qualidade de vida dos moradores desde a inauguração em 2007.
O Circuito Magico del Agua, ou Circuito Mágico das Águas, é um projeto municipal que pertence ao Parque da Reserva de Lima. É reconhecido como sendo um dos atrativos mais visitados da cidade porque oferece aos turistas um jogo de cores, música, água, magia e encanto. O parque fica localizado na esquina das avenidas PetitThouars, quadra 5 com Jr. Madre de Dios, no Centro de Lima. Tem página na web e no facebook.
Os espetáculos da Fonte da Fantasia acontecem às: 19:15, 20h15 e 21:30. Para crianças menores de 5 anos, idosos acima dos 65 anos e deficientes, a entrada é gratuita. O lugar oferece estacionamento próprio e custa S/. 10,00 (dez soles).
Em 2009, o equipamento entrou para o Guinness Book como o complexo com fontes mais altas do mundo em um parque público. O Parque é considerado atualmente o símbolo da recuperação dos espaços públicos de Lima e um ícone da modernidade, impulsionando a qualidade de vida dos moradores desde a inauguração.Até hoje,o governo municipal mantém o local em perfeito estado de conservação e funcionamento, atraindo visitantes do mundo inteiro. É uma opção divertida, encantadora e barata para quem visita a capital do Peru.
Em todo o Parque o turista se encontra num ambiente agradável. Para isto, foram plantadas 7 mil árvores e restaurados todos os monumentos existentes em sua área, incluindo o reforço estrutural de 23 conjuntos de obras monumentais artísticas, históricas e culturais da década de 30.
Durante a visitação o turista vai se deparar com placas que indicam o nome de cada fonte, que são elas:
Fonte Mágica
Fonte de la Fantasía
Fonte de la Ilusión
Fonte Cúpula Visitable
Fonte Tanguis
Fonte Arco Iris
Fonte Túnel de las Sorpresas
Fonte Laberinto del Ensueño
Fonte de la Vida
Fonte de las Tradiciones
Fonte de los Niños
Fonte Rio de los Deseos
Além das fontes, o Parque tem uma estrutura arquitetônica diferenciada. É considerada a expressão máxima da decoração artística com tendência dos anos 20 e com destaque para figuras geométricas e em zigzag, no estilo Neoclássico. À parte de tudo isso, sua visita é presenteada com músicas clássicas que em algumas apresentações, as canções têm sincronia com as cores e os jatos de água, o que torna a atração ainda mais interessante aos olhos e ouvidos, como é o caso dos espetáculos da fonte da Fantasia.
Apesar do Parque estar aberto a partir do turno da manhã, o conselho é que se visite à noite devido ao jogo de cores e água que ele oferece. O escuro da noite torna o espetáculo ainda mais encantador. Porém se não puder, durante o dia a estrutura Neoclássica também encanta os olhos.
Para chegar até lá não é complicado. Tentamos ir a pé, mas era distante de onde estávamos hospedados e decidimos pegar um táxi, que não saiu caro, cerca de R$ 10 (dez reais). Porém, independentemente do ponto onde você esteja, o que comprovamos é que o serviço de táxi lá é bem barato se comparado com o do Brasil. Lá, os taxistas não cobram por quilometragem, você fecha com eles o valor para ir até o local. Sempre faça o que o nosso PROCON (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor) brasileiro aconselha: pesquise e barganhe o valor, que assim você sempre sairá satisfeito com o que acertar com o taxista, porque eles são bons negociadores e você também terá de ser.
Fotos: www.circuitomagicodelagua.com.pe